TST's UNIDOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A importância da inspeção de ferramentas e equipamentos.

Ir para baixo

A importância da inspeção de ferramentas e equipamentos. Empty A importância da inspeção de ferramentas e equipamentos.

Mensagem por Admin Sex Ago 14 2015, 08:58

Neste DDS vamos falar sobre a importância de inspecionar as ferramentas e equipamentos no local de trabalho. A inspeção consiste na observação cuidadosa de suas ferramentas e equipamentos de trabalho, com o fim de descobrir, identificar riscos que poderão transformar-se em causas de acidentes do trabalho e também com o objetivo prático de tomar ou propor medidas que impeçam a ação desses riscos. A inspeção se antecipa aos possíveis acidentes, mas quando repetidas, alcançam outros resultados: favorecem formação e o fortalecimento do espírito prevencionista que os colaboradores precisam ter. A inspeção de ferramentas é uma parte programada de cada tarefa. É tão indispensável para o trabalho a ser feito quanto a sua habilidade e qualificação para executá-lo. Verificar se as ferramentas e equipamentos estão em ordem é o primeiro passo não apenas para uma operação segura, mas também para uma operação eficiente.
Quantas vezes ouvimos alguém dizer que um melhor trabalho poderia ter sido feito se ferramentas e equipamentos melhores fossem disponíveis? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhores condições?
Mas quando falamos sobre uma pessoa que foi ferida por causa de uma destas falhas, o quadro muda rapidamente. Nada é mais importante em nossa operação do que evitar que alguém saia ferido. A perda de um olho, de um braço, de uma perna ou de uma vida é exatamente isto - uma perda. Não há peça de reposição que devolva a condição normal. A responsabilidade por isto cabe a cada indivíduo. A manutenção de ferramentas e equipamentos pode até não ser de sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-la é sua. A inspeção é apenas o primeiro passo para evitar os acidentes e ferimentos causados por equipamento ou ferramenta defeituosa. Que tal começar por inspecionar as suas ferramentas manuais? Elas são os equipamentos mais simples e servem como extensão da mão do homem para lhe facilitar as tarefas, diminuindo a força empregada por ele, aumentando o rendimento dos serviços e protegendo-o dos riscos de acidentes. Muitos são os acidentes causados por ferramentas defeituosas, inadequadas para o serviço, utilizadas de maneira errada e na maioria das vezes são improvisadas.
E que dizer dos equipamentos? Respeite as normas e procedimentos de segurança para a operação de máquinas e equipamentos. Não opere qualquer máquina ou equipamento sem que tenha autorização e qualificação para isso. Certifique-se do correto funcionamento de segurança das máquinas e equipamentos, antes de realizar suas atividades.
Qualquer que seja o problema não tente resolvê-lo sozinho comunique imediatamente a sua liderança ou a área responsável. Não retire ou danifique as proteções das máquinas, elas são instaladas para sua segurança.
Seja cauteloso e se preocupe em manter a atenção e concentração na execução de suas atividades. Relate as irregularidades e condições inseguras em suas ferramentas e equipamentos à liderança e/ou segurança do trabalho. Utilize os EPIs determinados para a sua atividade. Realize periodicamente as auto avaliações, identificando os itens que possuem oportunidades de melhoria em sua área.

Admin
Admin

Mensagens : 76
Data de inscrição : 04/08/2015

https://tstunidos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos